Wednesday, August 09, 2006

O que é Desenvolvimento Sustentável.


O conceito de Desenvolvimento Sustentável é a chave na luta pela preservação do meio ambiente, pois associa desenvolvimento econômico e social com preservação ambiental.
Diz-se também sustentábilidade ampliada quando se considera indissociáveis os diversos aspectos do desenvolvimento ecológico, social, cultural e politico-institucional.
Ao reconheçer a necessidade de enfrentar a degradação ambiental de modo associado à superação da pobreza, o conceito de sustentábilidade ampliada promove o encontro politico entre a agenda estritamente ambiental e a agenda social.
Não é facil compreender o conceito de sustentábilidade ampliada em toda sua dimensão e traduzi-la para o dia-a-dia. As condições de sustentábilidade ampliada dependem do desenvolvimento de inúmeras dimensões da dinâmica ambiental e das relações que o homem estabelece com o seu ambiente, ou seja, a sustentábilidade só se define históricamente, de acordo com as condições ambientais verificadas e com valores e as ideologias dos atores sociais envolvidos. Uma sociedade sustentável tem modos de produção e padrões de consumo sustentáveis, ou seja, que atendem as necessidades básicas de todos os cidadãos e não provocam desequilibrios socioanbientais, como degradação e contaminação ambiental, desperdício, pobreza e injustiça social.
(Desenvolvimento sustentável e Agenda21 - Guia prático para sociedade civil)

No comments: